sábado, 21 de julho de 2007

aprenda a preparar o ratatouille

Ingredientes
- 1 pimentão vermelho - 300g de cebola - 650g de abobrinha italiana - 160g de berinjela - 650g de tomate maduro - 20ml de azeite de oliva - 1/3 de cabeça de alho - 10g de açúcar - raminhos de salsinha, 2 folhas louro e raminhos de tomilho- sal a gosto - pimenta-do-reino a gosto - óleo de milho (ou de amendoim) para fritar
Modo de preparo
Lave todos os legumes e retire as partes não-aproveitáveis. Tire as sementes e pique os pimentões e a cebola em cubos, a abobrinha e a berinjela em retângulos (formato de “dominó”). Reserve.

Passe os tomates rapidamente por água fervente, para tirar a pele. Corte os tomates em quatro partes e tire as sementes. Reserve.

Descasque os dentes de alho e pique em pedaços pequenos, ou passe pelo espremedor.

Frite os legumes
Feito isso, comece a fritar os legumes, separadamente. Primeiro, frite o pimentão em um fio de óleo de milho. Quando estiver cozido, mas não excessivamente mole, retire e deixe escorrer em papel-toalha. Reserve. Faça a mesma coisa com a cebola: frite no óleo de milho até dourar, sem deixar escurecer demais. Quando estiverem douradas, acrescente um pouquinho de sal, tire do fogo e reserve. Repita o procedimento com a abobrinha. Ela vai estar no ponto quando tiver soltado toda a água. Salgue levemente no final da cocção e deixe de lado. Agora só falta a berinjela. Antes de fritar, ferva rapidamente os retângulos de berinjela em água, escorra, e frite em seguida no óleo de milho.

Cozimento
Depois de fritar todos os legumes separadamente, você vai precisar de uma panela grande e pesada para finalizar o prato. Coloque o azeite de oliva, o alho picado, o açúcar e os demais temperos verdes para refogar. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Acrescente os tomates e deixe cozinhar por mais ou menos 15 minutos – até os tomates derreterem. Feito isso, acrescente todos os legumes reservados, misture e deixe cozinhar por mais ou menos 30 minutos. Quando estiver cozido, retire os galhos de tempero e louro, e está pronto para servir.

À mesa
Você pode servir a ratatouille quente, como acompanhamento, ou frio, como entrada. O chef Dominique indica vinho branco para acompanhar peixe e ratatouille, e rosé, se optar pela carne de porco.

Nenhum comentário: